Fundação

A Comunidade Missões Maria Peregrina foi fundada no dia 10 de dezembro de 1998 pelo jovem Max Lopes Wada, impulsionado pelo ardor missionário que o então Papa João Paulo II, hoje santo, pedia: uma nova evangelização, com novo ardor, novos métodos, novas expressões.

Com isso, atendendo ao chamado do Papa João Paulo II, que preparou a Igreja para o grande jubileu do ano 2000 bem como para o terceiro milênio no que diz respeito à nova evangelização, a comunidade Missões Maria Peregrina foi concebida nas Diretrizes de Evangelização da Igreja no Brasil 1995-1998, especificamente no número 101: “a evangelização nesses novos contextos exige, além da renovação das atuais estruturas pastorais e a criação de novas estruturas que correspondam às exigências de uma nova evangelização, novo ardor, novos métodos, novas expressões e sobretudo uma espiritualidade que torne a Igreja cada vez mais missionária”.

Entretanto, todo o conceito do novo ardor, novos métodos e novas expressões partiu do impulso da nova evangelização de João Paulo II no ano de 1983, numa assembleia do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), fundado em 1955 com sede em Bogotá, Colômbia.

Diante dessas diretrizes evangelizadoras, o jovem Max Lopes Wada foi inspirado a preparar e organizar uma missão popular na cidade de Guaíra (SP) nos meados do ano de 1998. Desta missão nasceu no dia 10 de dezembro de 1998 a comunidade Missões Maria Peregrina, tendo como mantenedora a associação missionária Maria Peregrina, sob orientação do bispo da Diocese de Barretos Dom Pedro Fré. Com isso, vieram várias ações evangelizadoras como a escola de catequese e música católica, retiros para jovens, circo evangelizador e encontros espirituais e de entretenimentos focados sempre na evangelização; e assim a escola Maria Peregrina propriamente dita. Nisto constatou-se a clareza dos novos métodos, novo ardor e novas expressões nas inciativas de evangelização do fundador e do seu núcleo de missionários.

Para tanto, em 2002 com a provisão de capela e a conservação do sacrário outorgada pelo seguinte bispo de Barretos, Dom Antônio Gaspar, à sede da associação missionária Maria Peregrina, o fundador Max Lopes Wada decidiu entregar totalmente a vida à causa do Evangelho. A partir desta entrega, veio a jovem Mildren Lopes Wada Duque, sua irmã. Juntos, o fundador Max e a missionária Mildren formaram o primeiro núcleo de vida das Missões Maria Peregrina. Diante deste núcleo primário e de outros jovens que entregaram radicalmente a vida à evangelização, constatou-se que esta comunidade consolidou um chamado à vida comunitária muito diversificado em estados de vida. Portanto, as Missões Maria Peregrina são uma comunidade de vida e aliança, segundo seu estatuto, reconhecida eclesialmente pela Diocese de Barretos como associação privada de fiéis em 2002.

Não obstante, neste mesmo ano de 2002, as Missões Maria Peregrina tinham como frutos da sua evangelização jovens muito carentes, provindos de lares altamente vulneráveis. Jovens antes marginalizados que, após o processo de formação, descobriram os reais valores da família, do estudo e trabalho. Cresceu então a inspiração de oferecer aos pobres o que o rico tinha em abundância: uma escola com alto padrão de ensino, humanizante e com valores cristãos.

No ano de 2003, iniciou-se um trabalho de reeducação de crianças da rede pública do ensino fundamental, projeto denominado “Oratório São Domingos Sávio”, pelo qual recebiam apoio nas tarefas escolares, alimentação, aulas extracurriculares como artes plásticas, música, dança, teatro, inglês, catequese e acompanhamento psicológico. Pelo resultado satisfatório dessa experiência, em 2004 nasceu em Guaíra a Escola de Educação Infantil Maria Peregrina, reunindo 36 crianças de quatro a seis anos de idade provindas das comunidades mais carentes. Ali recebiam gratuitamente e em período integral: aulas curriculares com duas professoras por sala de 12 alunos, alimentação programada por nutricionista, atividades lúdicas, de música, teatro, esportes, artesanato, língua estrangeira, meio ambiente, saúde e nutrição.

Para tanto, o fundador e a co-fundadora, Max e Mildren, pelo hábito cotidiano da Lectio Divina, inspiraram-se no Evangelho de Jesus Cristo, a fim de avançar ainda mais com a escola Maria Peregrina. Idealizaram uma nova escola dentro da escola, em que o aluno pudesse viver durante o período de aula um ambiente de liberdade e democracia, de vida e transcendência. A começar pela proposta pedagógica, nascia assim uma nova fase da pedagogia Maria Peregrina no ano de 2006. Ano este que, a pedido do então bispo de São José do Rio Preto Dom Orani João Tempesta, a Escola Maria Peregrina iniciou seus trabalhos nesta cidade.

Capela das Missões Maria Peregrina em Guaíra - SP
Casa Missionária em Guaíra
Construção Escola Maria Peregrina
Fundador da Comunidade Missões Maria Peregrina e Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova
Ministério Maria Peregrina
Monsenhor Jonas Abib com Max Wada
Pe. Eduardo fundador da Associação do Senhor Jesus
Primeira Capela das Missões Maria Peregrina_

Assine nossa Newsletter

Enviaremos nossas notícias para você.

ENTRE EM CONTATO