Espiritualidade

A espiritualidade das Missões Maria Peregrina é a força da sua existência. Se um corpo qualquer é constituído de membros e articulações, que sem força ou energia ele não se tornaria completo ou sequer se moveria, assim é a espiritualidade como energia vital em relação ao corpo das Missões Maria Peregrina.

A espiritualidade é a forma específica de comunicação e experiência com Deus. Assim, as Missões Maria Peregrina apresentam sua espiritualidade num símbolo geométrico como representação visual.

O emblema que representa essa espiritualidade é um quadrado que contém quatro símbolos em suas extremidades: a Eucaristia, a Sagrada Escritura, o Fogo de Pentecostes e Nossa Senhora Maria Peregrina de Pentecostes. No centro deste quadrado, aparece a palavra Sabedoria em grego. Os símbolos dos quatro cantos do quadrado convergem para o centro: são as dimensões espirituais que formam a espiritualidade Maria Peregrina. Sua sincera vivência diária resultará na experiência da Sabedoria divina, tão necessária para a longanimidade do carisma.


  • O primeiro símbolo é a Eucaristia. Essa dimensão eucarística abrange não só a participação efetiva, plena e constante da Santa Missa, mas a vida de Adoração Eucarística e a realização social e comunitária dos efeitos eucarísticos. A dimensão eucarística é o impulso espiritual máximo e singular para a realização do carisma Maria Peregrina. É preciso, portanto, um reencantamento perene da dimensão eucarística.
    O reencantamento da Eucaristia faz-se pelo cumprimento irrestrito da dimensão eucarística, que se divide em: participação da Santa Missa; recitação do breviário, especificamente as Laudes; Adoração Eucarística diária; Sacramento da Confissão regular e o radical cumprimento das Leis Litúrgicas. A Adoração Eucarística nas Missões Maria Peregrina é feita de modo perene, seguindo radicalmente as normas de composição litúrgica e canônica.
    A dimensão eucarística é o coração das outras dimensões da espiritualidade Maria Peregrina. A Eucarística faz a espiritualidade Maria Peregrina.

  • A Sagrada Escritura é o segundo símbolo que representa a dimensão bíblica no quadrado da espiritualidade Maria Peregrina. A dimensão bíblica provoca a maturidade na vida em Deus, porque perscruta o profundo e o misterioso pensamento de Deus. Por isso, essa dimensão sustenta e renova o fator esponsal com o Senhor. Assim, a cada dia é renovado o “casamento místico” com Deus, porque a Sagrada Escritura, quando lida plenamente, provoca um conhecimento íntimo dos sentimentos de Deus.
    A dimensão bíblica é composta pela contemplação bíblica, seja ela na leitura orante (Lectio Divina), na recitação da Liturgia das Horas, no estudo bíblico ou nas leituras da Santa Missa. Essa dimensão bíblica chega ao complemento pela meditação e contemplação. Por isso, a leitura científica, simplista, supersticiosa e fundamentalista da Bíblia frustra a dimensão citada. É preciso que a meditação e contemplação bíblica sejam diárias, com uma certa estrutura de tempo, lugar e modo. Isso porque a Lectio Divina, que é a “mãe” da dimensão bíblica tradicionalmente, necessita de um lugar e um tempo próprio. Na espiritualidade Maria Peregrina, a Lectio Divina deverá se estender durante o dia todo. Ou seja, qualquer tempo e lugar são próprios para a meditação e a contemplação bíblica.
    A Lectio Divina é uma forma de ter como companhia a Palavra de Deus o dia inteiro. Pode ser obtida na leitura bíblica, na leitura de um livro místico, de uma doutrina da Igreja ou da Liturgia das Horas.
    A estrutura da Liturgia das Horas, especificamente as Laudes, são os hinos, os salmos, a Leitura Breve, o Cântico Evangélico, as Preces e as Orações. Dessas partes do Breviário, poderão obter a Lectio. Assim, o silêncio da Leitura Breve pode ser usado para detectar e praticar a Lectio Divina.

  • O terceiro símbolo é o Fogo de Pentecostes, que representa a dimensão pneumática. É a pentecostalidade tão necessária para a prática e a caminhada do carisma Maria Peregrina.
    A pentecostalidade baseia-se na experiência íntima e pessoal com a Pessoa do Espírito Santo, que resulta um novo pentecostes na evangelização, tão necessário para consecução do Carisma. Jamais devemos esquecer que a pentecostalidade acontece na prática deste pensamento: “em tudo batismo no Espírito Santo”. A experiência íntima e pessoal se dá pelo mergulho na Pessoa do Espírito Santo com todos os métodos e formas de oração.
    Não há evangelização no carisma das Missões Maria Peregrina sem a pentecostalidade.

  • Nossa Senhora Maria Peregrina de Pentecostes é o quarto símbolo do quadrado, no qual representa a dimensão mariana que se constrói com a recitação diária do santo rosário e da contemplação do rosto de Maria. A imagem Dela é constituída pela Comunidade Missões Maria Peregrina devido à uma experiência mariana. Apresenta os traços da Mãe de Deus momentos depois do evento Pentecostes. Assim, Nossa Senhora está em volta do poder do vento impetuoso do Espírito que abana suas vestes; ela está andando para fora com os braços erguidos, como missionária para anunciar aquele extraordinário evento; e com os pés descalços simbolizando sua primeira missão: os pobres.
    O Santo Rosário e a contemplação do rosto de Maria são um modo claro de louvar a vida de Maria Santíssima durante o dia. Esses modos fazem o dia a dia ser construído e mantido pela intercessão e presença Mariana. Recitar o Santo Rosário e contemplar o Rosto de Maria são momentos fortes de experiência de Jesus. Portanto, a quantidade de terços ou o tempo de contemplação não tem uma fixação de limites, desde que a experiência de Jesus dada em Maria e por Maria aconteça.
    A contemplação do rosto de Maria favorece a pureza e plenifica a contemplação do rosto de Cristo. O carisma Maria Peregrina necessita da mística mariana por causa da imprescindível singeleza de Nossa Senhora. A singeleza de Maria é um dom necessário para as Missões Maria Peregrina, porque transmite a pureza de uma educadora simples e efetiva.
    Nossa Senhora renova e conserva a Sabedoria nas Missões Maria Peregrina, uma vez que é o reservatório humano mais sublime e seguro da Sabedoria divina.
  • Assine nossa Newsletter

    Enviaremos nossas notícias para você.

    ENTRE EM CONTATO