SOMOS A ESCOLA MARIA PEREGRINA

  • ESTRUTURA
    A Escola Maria Peregrina atende crianças e adolescentes nas etapas básicas da Educação Infantil, Fundamental de Nove anos e Ensino Médio. Os alunos se dividem em grupos de pesquisa de no máximo 12 integrantes, sem restrição de idade ou série.

    O método pedagógico é baseado na singularidade e na pedagogia de projeto. Por isso, a Escola oferece várias salas de bibliotecas temáticas, sala de multimídia com vários filmes educativos, sala de informática, além de computadores disponíveis em cada biblioteca. Porém, para atender a pedagogia de projeto com mais eficácia, a escola oferece transportes de pesquisas, que movem os alunos para pesquisa de campo.
  • INTEGRAL
    Os alunos entram na escola às 8h e saem às 17h30min. O método pedagógico exige que o aluno permaneça na escola o maior tempo possível. Para tanto, é preciso um tempo considerável do dia, a fim de que se descubra e desenvolva não só a parte cognitiva (raciocínio e pensamento), mas o afeto, a criatividade e as inteligências múltiplas.

    Na parte da manhã, os alunos trabalham com as pesquisas de projetos. No período vespertino, eles participam de atividades artísticas e tecnológicas (teatro, artes plásticas, violão clássico, orquestra de sopro, teoria musical, programação e tecnologia da informação), atividades físicas (judô, educação física, escola de futebol e ballet), atividade cognitiva (xadrez e jogos matemáticos) e atividade linguística (inglês e literatura).
  • SEM MENSALIDADES
    A Escola é totalmente sem mensalidades. Não há nenhuma obrigação financeira do aluno ou seus pais, exceto a aquisição de seu uniforme e material escolar. Diante disso, a escola não se caracteriza pela gratuidade, porque a família de cada aluno tem sua "paga": a participação efetiva e formativa.

    Por isso, a Escola Maria Peregrina não pode ser considerada um assistencialismo, porque exige a comunhão e a participação direta da família na formação do aluno - a família também é matriculada na Escola. Pelo fato de ser sem mensalidades, a Escola é favorecida pela liberdade de implantar o melhor e mais justo método de transformação familiar; caso contrário, ela poderia ser refém de mensalidades e interesses de quem a manteria financeiramente.
  • SINGULARIDADE
    A Escola foi fundada para educar o aluno e não os alunos. Nisso consiste sua singularidade. Cada família pré-matriculada na escola passa por um levantamento psicológico (anamnese) sobre a vida do filho, que vai desde a concepção até os dias atuais da criança.

    Essa avaliação é feita pelos psicólogos da escola, que obtêm um histórico psicológico-emocional do aluno. Por esse histórico, acrescido do acompanhamento familiar e o comportamento diário, são desenvolvidos um método de ensino próprio para cada aluno.

    Não há só a proposta pedagógica geral, mas uma proposta individualizada. Afinal, cada indivíduo é um ser único, e, por isso, a escola faz brotar sua pedagogia a partir das alegrias e tristezas de cada ser.
  • FAMILIAR
    O mais importante aluno da Escola é a família. Por isso, cada família recebe um acompanhamento pessoal visando a sua transformação. Esse acompanhamento se dá pelas visitas constantes nas casas e pelo Encontro de Metas bimestral, que é uma partilha com a família sobre o desenvolvimento do aluno na instituição.

    Visitar a casa das famílias tem como objetivo a formação pessoal pela solidariedade e partilha objetivando a reeducação moral e ética dos indivíduos. A Escola propõe também formações semanais e mensais, com a função de restaurar o convívio entre casais e outros membros da família.

    Por tudo isso, a Escola reúne em seu prédio todos os pais no último domingo do mês para o evento Domingo da Vida, momento de celebrar a unidade num almoço comunitário, participação das apresentações das pesquisas dos filhos, palestras educativas e experimenta as maravilhar de Deus em momentos de oração.
  • CATÓLICA
    A Escola Maria Peregrina é uma instituição, cujos membros fundadores e administradores são pessoas consagradas na Igreja Católica Apostólica Romana.

    A maior motivação da religião cristã-católica na escola é a possibilidade de oferecer a formação na experiência da pessoa de Jesus Cristo, uma vez que Jesus é a maior referência humana entre os homens.

    A tolerância e a comunhão entre religiões é bem cuidada na escola, sendo isenta de todo tipo de proselitismo ou discriminação, uma vez que a instituição acolhe alunos e famílias de várias religiões.

METODOLOGIA

Escola Inovadora
A Escola Maria Peregrina, a cada momento ou tempo, passa por grandes transformações. Podemos pensar que ela está sempre em "mutação". Toda essa evolução natural se dá pelo fato de possuir em seu corpo docente e discente seres humanos que crescem, evoluem, constroem e "desconstroem". Assim é a Escola Maria Peregrina, feita de humanos e para humanos.

Desde seu surgimento, a escola tem como foco a singularidade de cada ser que a compõe. E é através desse foco que ela segue adiante. Então, todo aperfeiçoamento é baseado na individualidade para uma coletividade com qualidade.

Portanto, todo educador é chamado a ir além, a ler nas entrelinhas, a ver mais que a ação: ver o coração. De igual forma, também, os educandos e suas famílias são convidados a entender e ver o coração. E, assim, completa-se a peça que tanto faz falta à educação brasileira: o coração.

Temos, também, todas as outras peças que são igualmente importantes; porém, lutamos para não fugir ou fingir ser ou ter o coração. Queremos a alma, a essência, o toque, o olhar, o diálogo, a construção e a desconstrução, o ensino e a aprendizagem, o acerto e o erro, o real e o irreal... enfim, o humano em mim e fora de mim.

É deste modo que a Proposta Pedagógica da Escola Maria Peregrina foi elaborada, através, principalmente, das experiências e relatos das crianças e de suas famílias.

Projeto de Pesquisa
Os docentes, discentes e famílias da Escola Maria Peregrina acreditam que o trabalho com projetos, desde os primeiros anos de escolaridade, pode proporcionar ao aluno situações em que ele seja gradativamente estimulado a ir desenvolvendo qualidades próprias do trabalho independente, que comumente ficam latentes, ou mesmo embotadas pelo jeito tradicional de trabalhar na escola.

A proposta de trabalho com projetos parte do pressuposto acima. Nesse trabalho os alunos são estimulados a proporem um estudo, com o auxílio do tutor, mas num movimento originário de seus interesses e perspectivas. O aluno deixa de ter uma posição passiva, apenas receptiva, e se abre para novos continentes a serem conquistados por ele mesmo, pela sua própria iniciativa, de acordo com sua própria dinâmica e ainda com a vantagem de fazer a ponte em direção à realidade que os cerca.

O primeiro passo dado pelos tutores da Escola Maria Peregrina é a preocupação e motivação em introduzir o aluno em uma verdadeira atitude de indagação, com perguntas a respeito de um verdadeiro problema aos seus olhos. Os alunos são orientados a buscar respostas para essas perguntas em várias fontes e a partir de sua própria iniciativa e depois são encaminhados para a articulação dessas respostas em torno do problema inicial.

Como trabalhar com projetos
Assim, para o trabalho com projetos, propriamente dito, cada aluno está inserido num grupo de pesquisa, elaborando projetos a partir de seu interesse. O aluno tem a liberdade e autonomia de escolher – junto com seus parceiros - dentre o corpo docente da escola, o tutor para sua pesquisa.

O seu tutor orienta os passos da pesquisa, assumindo sempre a postura de mediador, facilitador, questionador, auxiliador e depurador. Para esse trabalho de orientação, os professores da escola (tanto tutores quanto orientadores educativos) trabalham em equipe.

Os projetos nunca são impostos pelos tutores e orientadores educativos (como tema de trabalho), mas são advindos do interesse do aluno. Assim que orientadores e alunos decidem o assunto a ser pesquisado, o aluno constrói junto com seu tutor o Itinerário Proposto da pesquisa para uma melhor organização do trabalho. Este Itinerário Proposto é feito tendo como base a estimulação das Inteligências Múltiplas. Lembrando que ele pode ser modificado dependendo do processo do trabalho.

1ª Fase

O orientador ajuda os alunos a esclarecerem o foco do projeto e as questões a que suas investigações tentarão responder;

2ª Fase

coleta de dados;

2ª Fase

conduzir e planejar uma atividade de culminância para que os alunos narrem em seguida.

A Escola Maria Peregrina opta pelo trabalho com projetos, pois ele traz inúmeros benefícios para aprendizagem: estimula a participação ativa dos alunos, a construção da autonomia e da solidariedade; é um caminho para a prática interdisciplinar; desenvolve não só habilidades, mas as aptidões para aplicá-las; incentiva habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência. As possibilidades de abertura são ilimitadas, levando a escola a se projetar para além de suas fronteiras. Os projetos irradiam a influência da escola na comunidade e por sua vez captam possíveis influências desta sobre a própria escola, numa simbiose vital para a vida escolar e o desenvolvimento dos alunos.

ASSEMBLEIA e SARAU

ASSEMBLEIA
A Assembleia tem o papel de possibilitar a manifestação sobre todos os assuntos que os diferentes órgãos da escola entendam submeter à sua consideração; refletir por sua própria iniciativa sobre os problemas da escola e sugerir para eles as soluções mais adequadas; apresentar, apreciar e aprovar propostas que visem melhorar a organização e o funcionamento da escola; aprovar o código de direitos e deveres dos alunos; e aprovar o Guia de Responsabilidades - cada aluno possui uma responsabilidade dentro da escola, como arrumar a mesa do refeitório, cuidar do jardim, organizar a biblioteca - e supervisionar o exercício das mesmas.
São os próprios alunos que organizam e dirigem a assembleia. Alunos, famílias, professores, funcionários e a comunidade em geral votam de dois em dois anos para aqueles que o representarão na escola e que terão, como primeira tarefa, organizar e dirigir a assembleia. Estes representantes são o prefeito, vice e vereadores da escola, que são alunos desta.
Por meio da assembleia, que acontece quinzenalmente, origina-se uma gestão democrática dentro da escola, começando pelos próprios alunos. Há votação para cada assunto tratado, porém há sempre a discussão prévia para cada caso, chegando ao consenso estabelecido pelo coletivo. Este momento de assembleia gera e dinamiza toda a Escola Maria Peregrina.

SARAU
O Sarau é um dos momentos culturais que a Escola Maria Peregrina proporciona aos alunos e à comunidade. Ele acontece quinzenalmente e é organizado e direcionado pelos próprios alunos.
É um momento encantador, onde os alunos expõem suas criatividades no teatro, música, dança, poesia e os mais diversos tipos de demonstrações sobre as pesquisas que efetuam, para que a escola e a comunidade apreciem o que está sendo realizado nos projetos dos alunos.
A escolha do que apresentar no Sarau é pessoal e/ou grupal, pois não é algo imposto pelos tutores, mas escolhido pelos alunos. É um momento cultural de encontro e troca, pois nele todas as pessoas são convidadas a mostrarem seus talentos.

FAMÍLIA

“As famílias das crianças são inseridas no processo ensino-aprendizagem. Elas são as primeiras a frequentarem a escola, através das formações, durante o processo de triagem e da entrevista de anamnese. Durante o ano letivo, elas participam de reuniões formativas semanais, quinzenais e/ou mensais. As reuniões semanais ou quinzenais são realizadas nas respectivas casas. Periodicamente, um grupo de missionários visita as famílias e, de acordo com cada contexto, propõe um itinerário de formação...”

(Wada Duque, Mildren Lopes, PROPOSTA PEDAGÓGICA da ESCOLA MARIA PEREGRINA, p. 3)

Estrutura de Formação das Famílias

Método

O método é baseado na geometria da cruz com três vias de formação. A haste horizontal da cruz representa a via de formação do relacionamento social-comunitário. A haste vertical é a via de formação místico-espiritual de relacionamento com o Sagrado. E uma terceira formação é representado pelo ponto de junção entre a haste horizontal e a haste vertical. Essa terceira formação, o ponto de junção, é a formação do “eu”, que visa o desenvolvimento no conhecimento de si mesmo e na maturidade pessoal, objetivando uma equilibrada relação com o todo.
A via de formação da haste vertical é perene, uma vez que ela poderá levar o formando a uma maior abertura para a formação das demais vias.

Práticas

A prática da formação consiste em várias ações formativas, são elas:

  • Visitas Domiciliares
    É uma entre várias formações que mais se destaca por sua estrutura e conteúdo. Isso por que a Escola leva para dentro da casa do aluno o desafio da própria família se desenvolver na busca da sua libertação. Isso acontece num processo longo e contínuo.
    A Escola Maria Peregrina envia agentes capacitados, sob supervisão do tutor do aluno, a fim de implantar o Processo de Libertação (PL) para cada família individualmente. Com seu histórico único de formação e vida e com suas características singulares, a família tece juntamente com os agentes, que a visitam mensalmente, o seu próprio Processo de Libertação.
    Esse PL nasce e se desenvolve a partir do Encontro de Metas, onde a Escola em contato pessoal com os pais do aluno descobre os meios de libertação das mesmas.
  • Encontro de Metas
    O Encontro de metas é o lugar mais eficaz de formação familiar, porque inicia o processo de formação a partir da vida do filho. Ele acontece no mínimo bimestralmente e de acordo com a necessidade. Ocorre de modo individual e particular nas dependências da Escola ou nas casas dos alunos.
    Nos encontros, o tutor do aluno partilha seu desenvolvimento pedagógico e os relatórios analíticos do ser total do jovem para seus responsáveis diretos. Também acontece a partilha das diretrizes que a família deverá tomar para promover sempre o desenvolvimento do representado.
    As diretrizes, que são caminhos de restauração para a própria família, serão facilmente seguidas porque serão inseridas no Processo de Libertação das visitas domiciliares. Entretanto, a ciência psicológica, com todos seus matizes, é uma aliada fundamental aos objetivos de desenvolvimento humano da Escola.
  • Domingo da Vida
    O Domingo da Vida é um dia de convivência e formação com todas as famílias que acontece na própria sede escola um domingo no mês.
    O objetivo desse encontro é a integração num mesmo lugar das famílias, a fim de receberem formação educativa e participarem daquilo que seus filhos construíram durante o mês.
    Eles apresentam seus projetos de pesquisa ou outras atividades, utilizando a arte musical e teatral. Para a integração, realizamos um belo almoço comunitário e vários momentos de sadio relacionamento entre os participantes.
  • Comunidade do Coração Mãe
    A Comunidade do Coração Mãe é um encontro de formação semanal com as famílias, na sede da escola para trabalhar a formação de vida interior.
    Ela possui como base a liturgia da missa do Domingo, pois a liturgia dominical favorece um profundo estudo bíblico, espiritual e de cura interior.
  • Comunidades do Coração
    São reuniões de várias famílias na casa de uma delas. Essas reuniões visam a formação familiar num todo e a criação de consciências promotoras de libertação para o local onde se vive.
  • Jornadas de Formação
    Estas Jornadas de Formação são formações teológicas e educativas presenciais ou “on line”. Elas atingem àqueles que aderiram às Missões Maria Peregrina, ou seja, são formações permanentes que prepararam as pessoas a serem missionários com a comunidade.
  • Palestras Educativas
    São palestras de formação para pais e mães em relação à educação dos filhos. Estas palestras acontecem dentro do Domingo da Vida. Também ocorrem em datas previamente estabelecida de forma presencial ou “on line”.

Domingo de Vida e Família

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